Francisca Paula de Jesus, popularmente
conhecida como Nhá Chica vai ser beatificada


O papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que permitirá a beatificação da brasileira Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica.

Houve festa ontem na cidade mineira de Baependi, a 390 quilômetros de Belo Horizonte, onde Nhá Chica viveu. O decreto reconhece o milagre recebido pela professora Ana Lúcia Meirelles por intercessão da futura beata. Ana Lúcia manifestou sua emoção em entrevista à Rádio Vaticana. Ela tinha hipertensão pulmonar e um defeito congênito no coração. “Esperei muito por essa beatificação, que ela me manda no dia do meu aniversário. Tem muito a ver com a nossa amizade, com a força dessa mulher pra mim, dessa santa”, disse a professora.



Francisca de Paula de Jesus morreu em junho de 1895 com 87 anos de idade. Filha de escravos, ficou órfã aos 10 anos. Já em vida era conhecida como "mãe dos pobres", pois dedicava-se assiduamente à caridade. Construiu uma capela à Nossa Senhora da Conceição - hoje um santuário -, onde seu corpo está enterrado.

Os fiéis agora esperam pela cerimônia que vai oficializar a beatificação de Nhá Chica. A missa deve ser marcada para o ano que vem.


Fonte: Jornal Estadão