IFPJ – Instituto Francisca Paula de Jesus

Dia da Educação

Educação é para o mundo. Aprender a encarar a realidade, analisá-la, reconhecer problemas e propor soluções. Observar o espaço em volta e se perceber parte desse universo, para buscar a integração com o meio e com todos que estão inseridos nele. Educação é para cada um: aprender a se conhecer, identificar sonhos e projetos, e encontrar formas de realizá-los. Observar o reflexo no espelho e ir além dele, para encontrar a plenitude do autoconhecimento. A Educação é sempre questionadora. Faz perguntas para o mundo; e faz com que essas perguntas se voltem para nós mesmos.

Em 28 de abril comemora-se o Dia da Educação! A data é bastante relevante devido ao seu objetivo de incentivar e conscientizar a população acerca da importância da educação. Afinal, o contexto educacional é um grande responsável pela construção de valores sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação de cada indivíduo.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o intuito de contextualizar acerca da sua origem e celebrar a data. Confira!

Como surgiu a data?

Essa data instituído no Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano 2000. Estavam presentes líderes de 164 países, inclusive o Brasil, que decidiram definir juntos um dia para um movimento pela educação mundial. O objetivo era firmar o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030. Para isso, essas nações assinaram um documento, nomeado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

declaração apresenta seis metas que foram firmadas e deveriam ser seguidas pelos países concordantes:

  1. Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
  2. Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;
  3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;
  4. Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
  5. Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
  6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

Muitos setores da sociedade associaram o Fórum Mundial de Educação de Dakar a data comemorativa do Dia da Educação. Apesar disso, para a Organização das Nações Unidas (ONU) o dia é apenas o aniversário do evento que ocorreu. A razão disso é que as datas internacionais são decretadas pela Assembleia Geral da ONU e para isso ela necessita ser votada e aprovada para então participar do calendário da organização.

Dessa forma, pelo cronograma oficial, 28 de abril é o Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho. Entretanto, o Dia para celebrar a Educação ainda é nessa mesma data por muitas pessoas e instituições de ensino. Vale ressaltar a importância em utilizá-lo como uma oportunidade para refletir sobre tamanha relevância da educação para todos os âmbitos da sociedade.

Plano Nacional da Educação

Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei que foi aprovada em 25 de junho e 2014 que estabelece metas, diretrizes e estratégias para próximos dez anos na área da educação. Para isso, todos os estados e municípios precisam elaborar um planejamento a fim de alcançar os objetivos estipulados, considerando as particularidades locais.

O Plano estabelece 20 metas nas quais são contempladas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O propósito é garantir que a educação seja inclusiva, aumentar a taxa de escolaridade, garantir a formação dos professores, além do financiamento e a gestão do projeto. Ainda que o PNE tenha uma duração prevista de dez anos, os resultados relacionados a cada meta são monitorados a cada dois anos.

Qual a importância da Educação?

A educação é um direito fundamental que é capaz de produzir um grande impacto em todas as áreas da vida do indivíduo. Por meio dela, é possível garantir um desenvolvimento social, econômico e cultural. Além disso, o direito à Educação de qualidade é básico porque é capaz de assegurar o cumprimento de outros direitos. Por meio do conhecimento e acesso a informações, cada pessoa pessoa consegue aprender o que é certo e errado, valores, saber seus direitos, como por exemplo, à saúde e bem-estar, a condições adequadas de trabalho, a ser tratada com dignidade, ao meio ambiente sadio, entre outros.

Dessa forma, é seguro afirmar que os impactos do acesso a uma educação de qualidade são enormes, tanto para cada cidadão, quanto para o país, como um todo. Alguns exemplos desses impactos podem ser citados: fortalece a cidadania, democracia e o acesso a outros direitos, melhora a compreensão e integração com as pessoas e o mundo, auxilia na proteção e preservação do meio ambiente, diminui a violência, ajuda na construção de valores sociais e culturais, promove a saúde, diminuição da pobreza, faz a economia crescer e auxilia na inserção ao mercado de trabalho.

Celebre a Educação!

A par gostaria de celebrar tamanha importância da data para a formação de estudantes, mas, antes de qualquer coisa, para a formação de indivíduos!

Nesta data, as instituições de ensino, podem celebrá-la de diversas maneiras. A escola, pode, por exemplo, organizar atividades com o objetivo de reunir a comunidade escolar e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação de cada um. Não há jeito certo ou errado para celebrar essa data! O importante é ressaltar a relevância da data e do seu significado e de alguma forma, reforçar os ideias que a escola acredita ser importante.

Pensando na importância da data, preparamos uma Revista com os temas mais relevantes no cenário educacional, que podem contribuir bastante para as instituições de ensino.  Na edição 3 da Parágrafo, trazemos diversas temáticas importantes para a educação. Baixe a revista gratuitamente: