IFPJ – Instituto Francisca Paula de Jesus

Educação Infantil

De acordo com a BNCC trabalhamos com foco nos eixos estruturais, direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência. Eles já existiam, mas com a Base ganham um enfoque maior na prática pedagógica e na rotina escolar.

Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.

Na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).

O que isso pressupõe no contexto da Educação Infantil é a partir destas ações, utilizar os campos de experiência.

Campos de experiência

As interações e as brincadeiras fazem parte dos eixos estruturais da Educação Infantil e são eles que asseguram às crianças os direitos de aprendizagem. Levando isso em consideração, a BNCC na Educação Infantil é estruturada em cinco campos de experiência.

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. (BNCC)

Assim, ao considerar esses saberes e conhecimentos, a BNCC estrutura os campos de experiência da seguinte forma:

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

*A Escola atende crianças de creche e pré-escola, na faixa etária abaixo especificadas:

Creche

> Berçário I: aproximadamente de 04 meses a 11 meses
> Berçário II: de 1 ano a 1 ano e 11 meses
> Maternal I: de 2 anos a 2 anos e 11 meses
> Maternal II: de 3 anos a 3 anos e 11 meses

Pré-Escola

> Pré-Escola I: de 4 anos a 4 anos e 11 meses
> Pré-Escola II: de 5 anos a 5 anos e 11 meses

As interações e as brincadeiras fazem parte dos eixos estruturais da Educação Infantil e são eles que asseguram às crianças os direitos de aprendizagem. Levando isso em consideração, a BNCC na Educação Infantil é estruturada em cinco campos de experiência.

A Escola utiliza práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração dos aspectos: afetivos, emocionais, físicos, cognitivos, psicológicos e sociais das crianças. A partir do reconhecimento de sua identidade pessoal e entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível que se desenvolve pela interação com seus pares, com os adultos e com o meio em que vive, a Escola direciona seu trabalho buscando atender de forma global a criança, através de um ensino dinâmico, que fomente a curiosidade, a ludicidade, a descoberta, a construção de noções e o desenvolvimento de aspectos anteriormente citados.

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