IFPJ – Instituto Francisca Paula de Jesus

A Escola

O Instituto Francisca Paula de Jesus foi fundado no ano de 1965 pelas Irmãs Franciscanas do Senhor, incentivadas pela procura de escolas particulares que pautassem sua prática pedagógica nos valores cristãos, levando em consideração também o nível social e condições econômicas no bairro, e, ao mesmo tempo, para atender ao apelo da vocação própria de seus membros. Em seus primórdios o instituto se constituía de uma pequena escola, com apenas a Educação Infantil e a Classe de Alfabetização.

Sentindo o bom êxito dos serviços prestados à comunidade, empenhou-se logo em expandir a Escola. Hoje, ela atende do Berçário ao Ensino Médio.

Sua filosofia educacional tem como pilastra a espiritualidade franciscana. Os valores franciscanos são apresentados aos educadores e educandos como uma proposta alternativa de se colocarem no mundo, levando-os a assumir uma postura comprometida com a construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna. Pois, quando vemos em Francisco de Assis atitudes concretas de paz, entendemos que, embora os valores sejam um dom, são também uma tarefa e uma responsabilidade social. Usando a saudação de Paz e Bem, que hoje se tornou um lema da nossa escola, ele se revela como homem reconciliado com a natureza, com os outros e consigo mesmo.

Na maturidade de seus 55 anos de experiência, o IFPJ, continua pautando suas ações nos valores evangélico-franciscanos e em uma educação integral e de qualidade, sendo uma instituição aberta, inovadora e eficaz em suas ações.