IFPJ – Instituto Francisca Paula de Jesus

Ensino Médio

O Ensino Médio da escola Francisca Paula de Jesus busca a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para que o jovem possa continuar aprendendo, sendo flexível e capaz de se adaptar às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, que lhes serão cobrados na vida adulta na qual eles estão prestes a ingressar.

Além disso, nessa etapa, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar com excelência os desafios dos vestibulares e da prova do ENEM.

São instruídos quanto ao desenvolvimento da escrita dissertativo-argumentativa, exigida na redação do ENEM e nas propostas de texto de outros vestibulares, e também quanto ao aprimoramento da escrita de texto em outras modalidades. A proposta da escola, visa ao crescimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

*Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação são organizados de tal forma que, ao final do Ensino Médio, o aluno demonstre:

Domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

Domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia, necessários ao exercício da cidadania;

Desenvolvimento do raciocínio, da experimentação e da solução de problemas;

Desenvolvimento de competências cognitivas e sociais, com preservação da identidade pessoal, servindo de termômetro nas relações sociais, na observância de valores, nos direitos humanos e nos direitos e deveres de cidadania.

O currículo se organiza em três grandes áreas de conhecimento:

> A área das linguagens, seus códigos de apoio e suas tecnologias;
> A área das ciências da natureza e suas tecnologias;
A área das ciências humanas e sociais e suas tecnologias.

O currículo, organizado por área de conhecimento, não significa eliminar as disciplinas, mas colocá-las em um permanente diálogo, conforme as afinidades entre elas e delas com os problemas da realidade que se quer que os alunos compreendam e interpretem para propor soluções.

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Nessa fase, os estudantes vivenciam grandes transformações e demandam um trabalho pautado no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais. O currículo do Ensino Médio tem como objetivo consolidar, aprofundar e ampliar os conhecimentos desenvolvidos durante o Ensino Fundamental por meio das áreas de conhecimento e dos seus componentes curriculares, sempre adequados ao projeto político pedagógico do IFPJ.

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta do IFPJ é promover um ensino baseado na mobilização, articulação e integração de conhecimentos, atitudes e valores. Além disso, a orientação para os projetos de vida objetiva para que os estudantes possam fazer escolhas sadias que lhes proporcionem sucesso pessoal e profissional.